Re: Idade

Oi, Pedro.

Argh.... Eu tenho uma relacao de amor-ódio com esses problemas... :)

Bom, vamos lá organizar tudo. Seja x a DIFERENÇA entre as idades (que é a mesma em todas as épocas). Organize tudo por épocas:

(1) Eduardo tem dobro de anos
(2) que João tinha quando Eduardo tinha a metade da idade
(3) que João terá quando João tenha (hmmm... tiver?) o triplo da idade
(4) que Eduardo tinha quando Eduardo tinha o dobro da idade do João naquela época.

(1) Presente ("tem")
(2) Passado I ("tinha")
(3) Futuro ("terá")
(4) Passado II (outro "tinha"; "naquela época")

Agora escrevemos as equações ao contrário.

(4) Bom, Eduardo tinha o dobro da idade do Joao naquela epoca. Como a diferenca eh x, as idades eram
Joao:x e Eduardo:2x naquela epoca. Note que Eduardo eh mais velho.
(3) Joao terá o triplo da idade que Eduardo tinha em (4). Então aí João:6x.
(2) Eduardo tinha a metade da idade de João em (3). Então Eduardo:3x e consequentemente João:2x.
(1) Eduardo tem o dobro da idade de João em (2). Então Eduardo:4x e consequentemente Joao:3x.

Como 4x+3x=70, x=10. João tem 30 anos e Eduardo tem 40 anos.

Verificando.... Eduardo tem (40 ANOS)
o dobro do que João tinha (20 anos) quando Eduardo tinha (30 anos)
a metade da idade que João terá (60 anos) quando João tiver
o triplo da idade que Eduardo tinha (20 anos) quando Eduardo tinha o dobro da idade de João (na época, 10 anos).

Abraço,
        Ralph