Re: Completude da Geometria e Teorema de Godel

Ola Andre, Bruno e
demais colegas desta lista,

Os conceitos de COMPLETUDE e CONSISTENCIA nao sao antagonicos em si ...

No seculo XIX e anteriores o conceito de SISTEMA FORMAL ainda nao estava
suficientemente maduro e as tenues formalizacoes que se conheciam e se
tentavam pressupunham a CONSISTENCIA e a COMPLETUDE meramente por um FE mal
formulada ...

Mas claramente que foi e é um ideal a ser perseguido que todo SISTEMA FORMAL
construido seja CONSISTENTE e COMPLETO :

1) Todos querem que as afirmacoes sobre os objetos do sistema sejam
demonstraveis com os recursos de inferencia do proprio sistema ( COMPLETUDE
)
2) Todos querem que nao seja possivel provar uma afirmacao e a sua negacao (
CONSISTENCIA )

Ser simultaneamente CONSISTENTE e COMPLETO, mais que um mero desejo ou
opcao, e uma necessidade de todo SISTEMA FORMAL : ou ele encerra estas duas
qualidades ou ele e inaceitavel.

Ve-se portanto que CONSISTENCIA e COMPLETUDO nao sao propriedades a priori
antagonicas. Conviverem harmoniosamente e o ideal de Todo Sistema formal !

Nos hoje sabemos que sao propriedades antagonicas em todo sistema formal que
possa a ser parafraseado ou reduzido a Aritmetica.

Voce entende quando dizemos LIM Xn=A ? Voce dira que SIM ! E vai apresentar
a definicao classica ( dada por Cauchy ) :

Qualquer que seja epsilon maior que zero, existe N0 tal se N for maior que
N0 entao modulo( Xn - a) e menor que epsilon.

O que voce fez ? Reduziu ou parafraseou um conceito complicado de analise (
Limite ) atraves de propriedades sobre os numeros : Aritmetizou a Analise. E
assim que os Matematicos faziam e se davam por satisfeitos.

Bertrand Russel foi mais alem. Ele procurou "logicizar" a Aritmetica. Na
cabeca dele as coisas funcionavam mais ou menos assim : Dado que toda a
Matematica pode ser reduzida a Aritmetica, vou reduzir toda a Aritmetica a
Logica e, com isso, mostro que toda a Matematica nao passa de um
desenvolvimento da Logica. Ele publicou tres famosos livros neste sentido.
"Os Principia" da Logica. Foi em cima deste trabalho de Russel que Godel
trabalhou ...

Godel tinha "bagagem" para pareciar o Sentido Cultural de seu trabalho...

Godel, Como Penrose e Poincare, alem de Matematico, pertencia tambem ao
"Circulo de Viena" ( Matematicos que se reuniam em Viena e discutiam sobre a
Filosofia e Historia da Ciencia. Criaram o Positivismo Logico. Rudolf
Carnap, entre outros, era do Grupo. Leia "Os Pensadores - Circulo de Viena "
) e era amigo de Einstein. Gostava de Fisica e Filosofia. O titulo do
trabalho dele foi mais ou menos assim : "Sobre os Sistema formais do
Principia Matematica e Sistemas Correlatos"

Godel explicitamente afirma que foi inspirado pelo PARADOXO DE RICHARD.

O que ele fez, em sintese, foi mostrar que toda afirmacao sobre os numeros
pode ser transfomada em um numero e, a seguir, aplicar uma variante do
Paradoxo de Richard. O Livro de james Newman, "O teorema de Godel", e muito
bom neste sentido.

Mas o Livro de Newman e de divulgacao e voce apenas entende as coisas mais
ou menos. A melhor referencia (e que te estimulo a consultar ) sobre o
teorema de Godel e outros resultados interessantes estao em "O teorema de
Godel e a Hipotese do Continuo", de uma Fundacao Portuguesa cujo nome nao me
ocorre agora ( talvez seja Fundacao karlouse Gurbeijhan ou algo parecido ).
Todo os pre-requisitos para entender o Teorema de Godel e os demais
resultados estao no proprio livro.

Dizem que quando Von Newman soube do resultado de Godel, cancelou tudo que
ia fazer so para estudar o teorema e muitos outros Grandes matematicos  da
epoca proclamaram ( como proclamam ) que o resultado foi revolucionario na
mais ampla expressao deste termo.

Se voce me permite uma opiniao, o resultado de Godel foi mais importante e
revolucionario que a teoria da relatividade e so a Mecanica Quantida pode
rivalizar, em importancia, com ele. Mas isto e apenas uma opiniao ...

Godel, Einstein, Newton, Descartes, Gauss, Heisemberg, entre uns poucos
outros, sao pessoas nas quais muitas de suas investigacoes ( e portanto de
suas inquietacoes ) se situam nas fronteiras entre a Ciencia e a Filosofia.
Eles sao Matematicos-Filosofos e os seus trabalhos mais importantes "Tocam
Fundo" em nossos valores e pressuposicoes ja arraigadas.

O Teorema de Godel nao "TOCOU BAGUNCA NA MATEMATICA"... Pelo Contrario,
quando a maioria queria reduzir esta ciencia a um jogo logico de simbolos
sem sentido ( projeto formalista ), ele mostrou que entre o ceu do ideal
formalista e a terra da realidade matematica, havia muito mais aspectos a
serem considerados do que pressupunha a vao filosofia deles.

Um abraco
Paulo Santa Rita
2,1439,171201

>From: "Bruno F. C. Leite" <bruleite@terra.com.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: Completude da Geometria e Teorema de Godel
>Date: Sat, 15 Dec 2001 00:15:02 -0200

>Metendo-me na conversa:
>
>Acho que o teorema de Gödel não é difícil de se entender (talvez entender
>bem o papel da "aritmética de Peano" no enunciado seja o mais confuso), mas
>a demonstração é bem complicada.
>
>Bruno Leite

Converse com amigos on-line, experimente o MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br