Re: Axioma da Escolha

No 2ºgrau a gente sai com uma idéia de que tudo que se prova em matemática é
absoluto, incontestável, uma verdade universal. Mas na verdade, na
matemática moderna, o conceito de "verdade" depende, dentre outras coisas
(Tarski definiu formalmente o que significa "verdade" em matemática) dos
axiomas que vc assume. Os axiomas eram usados desde Euclides, como "verdades
evidentes em si mesmas". Para a matemática moderna, no entanto, não existe
nada evidente em si mesmo. Um conjunto de axiomas define uma teoria, e nessa
teoria esses axiomas são verdadeiros, em outras não (p.ex. geometria
euclideana e geometrias não-euclideanas).

O axioma da escolha é um dos mais polêmicos axiomas de teoria dos conjuntos.
Muitos matemáticos não o aceitam, por trazer consequências "estranhas" na
matemática. Porém, a maioria o usa (mesmo os que não o aceitam, muitas vezes
o usam sem perceber).

Um interessante link sobre o assunto:
http://math.vanderbilt.edu/~schectex/ccc/choice.html

Entre outras coisas, lá vc vai ver uma frase muito interessante (e
explicativa) de Bertrand Russel sobre o axioma da escolha.

                                               Rogério