Re: Quantidade de oleo

O volume no cilindro seria H*(x*(r^2)-(r-h)*sen(x))
onde cos(x) = ( 1- h/r ) e sen(x) = (1/r)*sqrt(2*r*h-h^2)

O volume total das esferas seria Pi*(h^2)*(r-h)  para h < r !

Basta somar os dois =]

O volume do clindro eu fiz achando por geometria plana ( area de um setor
circular menos area de um triangulo ) * H
O volume da esfera eu fiz por uma integral simples, somando as areas de
discos com raios desde 0 ate h.

Caso vc queira os detalhes das contas basta pedir.

[]s
Felipe

At 09:37 AM 11/27/2001 -0200, you wrote:

>      Como faço para determinar a quantidade de óleo que há em um caminhão
> que abastece os postos de gasolinas, dispondo apenas de uma vareta? Essa
> vareta será usada, para determinar a altura do óleo existente no
> reservatório do caminhão
>
>      Sabendo que o reservatório é formado pela união de um cilindro com
> duas semi-esferas nas extremidades.
>
>       Vejam um esboco do reservatorio:
>

>                       Quantidade de oleo.jpg
>

>      Dados:
>
>      Altura medida pela vareta: h;
>
>      Raio das semi-esferas: r;
>
>      Distância entre as extremidades das semi-esferas: H.

> [...]

JPEG image