To: obm
Sent: Tuesday, November 27, 2001 9:37 AM
Subject: Quantidade de oleo

     Como faço para determinar a quantidade de óleo que há em um caminhão que abastece os postos de gasolinas, dispondo apenas de uma vareta? Essa vareta será usada, para determinar a altura do óleo existente no reservatório do caminhão

     Sabendo que o reservatório é formado pela união de um cilindro com duas semi-esferas nas extremidades.

      Vejam um esboco do reservatorio:

     Dados:

     Altura medida pela vareta: h;

     Raio das semi-esferas: r;

     Distância entre as extremidades das semi-esferas: H.

    Ogrigado pela ajuda.

    Davidson Estanislau