Re: Um tal de Newton...

Ola Ravell,
Tudo Legal ?

Ja que voce estava estudando "Um tal de Newton" e se embaralhou um pouco com
a questao interessante, entao deveria passar a estudar
"um tal de Leibniz" que desenvolveu uma formula que nao se limita a
binomios, trinomios e etc.

Muitas pessoas conhecem a formula desta "tal de Leibniz" aplicada a um
trinomio, como segue :

(a + b + c)^N = SOMATORIO DE [ N!/(j!*k!*m!) ]*((a^j)*(b^k)*(c^m))

Onde :

j + k + m = N

No seu caso :

a=1, b=3x , c=2*(x^2) e N=10

Aplicando isso  ficara :

[10!/(j!*k!*m!)]*[((3x)^k)*((2x^2)^m)] =
[10!/(j!*k!*m!)]*[(3^k)*(2^m)*(x^(k+2m))]

Para que o expoente seja 8, devemos ter : k+2m=8 e j+k+m=10
com qualquer das variaveis (j,k,m) sendo inteiras e indo de 0 ate 10.

Encontre agora todas as solucoes inteiras possiveis, substitua na formula
que achamos e mostre o que voce pretende. Observe que essa formula desse
"tal de Leibniz" ( conhecida tambem como expansao multinomial ) permite voce
atacar este tipo de questao diretamente, sem lancar mao de artificios e pode
ser aplicada no caso de um Binomio : e portanto mais geral ! Vale a pena
conhece-la.

So para complementar, esse "tal de Leibniz" descobriu o calculo
infinitesimal, percebeu o conceito de energia( que o "tal de Newton" nao
percebeu ), anteviu a logica matematica ( atraves do que ele chamava de
Caracteristica Universal ), ampliou a calculadora de Pascal para incluir
multiplicacoes e divisoes, estudou os numeros binarios e publicou, entre
outras coisas, a Monadologia, que e um tratamento axiomatico de temas
metafisicos. Tudo feito entre as atividades de Estadista e Filosofo.

Um abraco
Paulo Santa Rita
4,1719,211101