Re: Teorema de galois

Ateh onde eu sei (de segunda mao, pelos compendios, isto eh, nao li todos os
textos originais):
Lagrange (1770) foi o primeiro a perceber a importancia das permutacoes nas
formulas para as raizes;
Ruffini (mesma epoca) foi o primeiro a afirmar que nao havia uma formula
geral para as raizes de uma equacao do quinto grau, em termos dos
coeficientes e so envolvendo operacoes racionais e radicais (equacoes
binomias, na realidade), mas sua demonstracao nao convenceu os
contemporaneos; mas note-se que ha alguns modernos que tendem a reabilitar a
demonstracao de Ruffini;
Niels Abel (viveu 26 anos no inicio do sec. XIX) primeiro deu uma
demonstracao convincente do fato, e ainda mostrou outras coisas, tais como
uma condicao suficiente para que uma equacao de quinto grau seja soluvel por
meio de radicais (esta condicao pode ser traduzida pela comutatividade de um
certo grupo de permutacoes, e dahi vem o nome "grupo abeliano");
Galois (nasceu em 1810 e morreu aos 20 anos) estabeleceu os conceitos
basicos que acabaram provando a condicao necessaria e suficiente para que
uma equacao de qualquer grau seja soluvel por meio de radicais (em termos de
grupos soluveis, na notacao atual); para isto, criou a nocao de subgrupo
normal; e tambem trabalhou, pela primeira vez, com corpos finitos. Tambem
ninguem entendeu o que ele escreveu na epoca. So uns 40 anos apos sua morte,
Liouville (creio) redescobriu os textos de Galois.
JP