De: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
[mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br]Em nome de Arnaldo
Para: Fernando Henrique Ferraz; obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
Assunto: Re: GA / Baricentro de um Triângulo

> [...]

>EQG de BM: y(x1 + x3 - 2x2) - y2(x1 + x3 - 2x2) = x(y1 + y2 - 2y3) - x2(y1

>+ y3 - 2y2)
>EQG de CN: y(x1 + x2 - 2x3) - y3(x1 + x2 - 2x3) = x(y1 + y2 - 2y3) - x3(y1

>+ y2 - 2y3)
>         A partir disso tentei trabalhar com esses dois 'monstros' ,
>isolando x numa e inserindo na outra, mas não fiz muitos progressos.. Não

>há alguma outra maneira de demonstrar que o Baricentro de um triângulo
>sempre corresponde a média simples de x e y?
>
>grato pela atenção..
>

>Como vai Fernando? Aqui vai uma solução para o seu problema.

Seja G o baricentro do triângulo ABC, e seja também Ma o ponto médio do lado
BC. Com isso temos que se G é baricentro então
vetor(AMa)=(3/2)*vetor(AG):(1)
(qualquer livro de geometria demonstra isso), mas como Ma é ponto médio de
BC
então XMa = (Xb + Xc)/2 e YMa = (Yb + Yc)/2, logo vetor(AMa) =
((Xb+Xc)/2-Xa;(Yb+Yc)/2-Yc)
e vetor(AG) = (Xg-Xa;Yg-Ya). Usando a igualdade (1) temos que (3/2)*(Xg-Xa)
= (Xb+Xc)/2 - Xa => Xg = (Xa+Xb+Xc)/3. Para acha Yg é igual.

http://www.ieg.com.br