Sent: Friday, November 02, 2001 8:38 PM
Subject: Postulado de Bertrands e Complexos

primeiro:

Alguém conhece alguma prova para o seguinte teorema.

Para n inteiro maior que 1, há pelo menos um primo p tal que n < p < 2n

segundo:

Como provar que existe pontos colineares e conciclicos usando números complexos?

Um problema que tem no artigo de números complexos da revista Eureka, porém não conseguir entender a solução.
Quem puder tecer alguns comentários, eu agradeceria. ( o meu mair medo de aplicar os complexos em geometria é a visão cartesiana que tenho de procurar algum eixo ou ponto de referência)

Problema:

Seja ABC um triângulo, H o seu ortocentro, O o seu circuncentro e R o seu circunraio. Seja D o simétrico de A com relação a BC, E o simétrico de B com relação a AC e F o simétrico de C com relação a AB.

Prove que D, E e F são colineares se, e somente se, OH = 2R.

Ats,
Marcos Eike