RES: Geometria - interessantes

Não entendi a segunda, poderia ser um pouco mais claro?

-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Marcelo Souza
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: Geometria - interessantes

São problemas correlatos. O primeiro é da iberoamericana (so que acho que os
valores eram diferentes)...e o segunda da olimpiada estadual do Rio.
1.basta fazer a rotação do triangulo APB por exemplo (qquer um serve) de
60º. Dai, ficamos com um triangulo equilatero, no caso 7,7,7. e um triangulo
7,8,5. Calculamos o cosseno de CP'P, onde P' é a rotação do ponto P. Esse
cosseno vale 1/7. (usando lei dos cossenos). Depois usando lei dos cossenos
no triangulo CP'B, acha-se o lado do triangulo.
2. Em baixo o mesmo esquema. Use a diagonal para formar um triangulo e use o
mesmo processo acima.
Desculpe a falta de clareza, mas sem desenho e dificil.
[]'s, M