Re: Quadrados perfeitos...

Se nenhuma das maneiras já citadas pelos colegas da lista funcionar, tente
esta(não tenho certeza se está certa, corrijam-me se estiver errada):

Vejamos se 119484 tem raiz(quadrada) exata:
1)dividimos o numero da direita para a esquerda em grupos de 2:
   11 94 84                  (espaço destinado a raiz)
2)calculamos a raiz inteira da primeira dupla de numeros, a escrevemos no
espaço e subtraimos dessa dupla a raiz:
   11 94 84                  (3             )
  - 9
  = 2
3)baixamos a segunda dupla
   11 94 84
  - 9
  = 294
4)multiplicamos o numero que está no espaço, no caso 3, por 2 e achamos o
maior natural x<10 tal que 6x.x=(10.2.3+x)x que possa ser subtraido de 294.
Colocamos esse x na raiz
   11 94 84                (34          )
   -9
   =294
   -256      256=64.4
   =28
5)continuamos esse processo até acabarem-se as duplas de numeros.Se na
ultima subtração não houver resto, o numero é quadrado perfeito.Se tiver
resto, não é.

ps:vemos que 119484 não tem raiz, e a raiz de 14641 é 121

>From: Fernando Henrique Ferraz <mentus@berlin.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Quadrados perfeitos...
>Date: Sat, 27 Oct 2001 15:26:35 -0200
>
>Vi esse exercício numa prova de vestibular desse ano,
>
>"28. Qual dos números seguintes é quadrado perfeito?
>
>a) 745328
>b) 9015743
>c) 6259832
>d) 9761387
>e) 14641"
>
>O jeito mais óbvio parece fatorar um a um.. mas é muito braçal e leva muito
> [...]

Chegou o novo MSN Explorer. Instale já. É gratuito!
http://explorer.msn.com.br