Re: Torneio das Cidades

Já que a bola da vez é o TIC, abaixo estão duas questões do Torneio
Internacional das Cidades que eu ainda não consegui fazer. Quem sabe alguém
da lista possa resolvê-los...

(TIC-99) Um movimento da torre consiste e passar a uma casa vizinha, indo em
direção horizontal ou vertical. Assim, depois de 64 movimentos a torre
poderá ter visitado todas as casas de um tabuleiro de xadrez 8x8 e regressar
a casa de que partiu. Demonstrar que o número de movimentos em direção
vertical e o número de movimentos em direção horizontal são distintos.

(TIC-99) Um círculo está dividido por n diâmetros em 2n setores iguais. A
metade dos setores estão pintados de azul e a outra metade estão pintados de
vermelho (em ordem arbitrária). Os setores azuis estão numerados de 1 a n em
sentido contrário a dos ponteiros do relógio, começando desde um setor azul
arbitrário, e os setores vermelhos estão numerados de 1 a no sentido dos
ponteiros do relógio, começando desde um setor vermelho arbitrário.
Demonstrar que existe um semicírculo que contem setores com todos os números
de 1 a n.

Como é o desempenho das cidades brasileiras no Torneio? Já teve algum aluno
brasileiro que conseguiu uma pontuação muito alta?

Falou,
Marcelo Rufino