Re: Unicamp: Ensino Medio?!

On Wed, Oct 24, 2001 at 11:16:41AM -0300, mcohen@iis.com.br wrote:
> Legal essa questao. Fica facil se vc puder usar o teorema que diz que dadas
> duas matrizes quadradas X,Y, se tem det(X.Y)=detX.detY.

> Gostaria inclusive que o pessoal da lista comentasse sobre isso. Na opiniao
> de voces, qual eh a maneira ideal de se abordar a teoria de determinantes no
> ensino medio?

A minha opinião talvez seja um pouco exagerada, mas eu acho que ou você
ensina álgebra linear direito ou é melhor nem tocar no assunto de matrizes
e determinantes. Eu me lembro de quando estudei isso no ensino médio:
a definição de produto de matrizes parecia gratuita, estranha, artificial,
sem motivação nem utilidade. O melhor que o professor tinha a oferecer
era o método de resolver sistemas lineares por eliminação gaussiana
que na verdade não usava nada do pouco que tinhamos aprendido sobre matrizes.
Só quando fui aprender que uma matriz podia representar uma transformação
linear, ou uma rotação ou reflexão, ou uma função de Möbius, ou um grafo,
só, enfim, a medida que fui vendo as inúmeras aplicações de matrizes é
que o assunto foi ficando realmente interessante.

[]s, N.