Re: RES: o ciclista matematico

Oi René,
Você se esqueceu de considerar o tempo que o turista que estava inicialmente
na bicicleta anda enquanto a bicicleta volta para pegar o turista que inicialmente
estava a pé.
Esse tempo é igual a y/20, logo, qdo a bicicleta retorna ao ponto (x + y)
este turista(que estava 1º na bicicleta) já andou uma distância w = (y/20)*4.
Corrija então a equação z = 4T2 por
z - w = 4T2.
Você encontrará 3*T1 = 5*T2 e v = 10.
                            abraço,