Re: GA

On Mon, Oct 08, 2001 at 10:32:08PM -0300, Hugo Iver Vasconcelos Goncalves wrote:
> Olá, aí vai uma dúvida de geometria análitica q surgiu hj na minha aula de
> matemática... no estudo da híperbole, como são definidos B1 e B2 q orientam o
> eixo imaginário dela? Meu professor disse q nao sabia e q jah havia procurado
> sobre o assunto em livros e lido q era algo "abstrato"... ele soh deu aquela
> relação, c^2=a^2+b^2... alguém pode ajudar e falar um pouco do assunto? eh
> algo usado soh pra simplificar a fórmula ou tem algo mais por trás?

Uma forma de dar sentido geométrico ao valor de b é a seguinte:
você sabe o que significa o outro eixo (é a menor distância entre
os dois ramos da hipérbole; os pontos de cada ramo a esta distância
mínima são os vértices). Você sabe também o que são as assíntotas
da hipérbole. Desenhe agora um retângulo tendo as assíntotas
como diagonais e os vértices nos pontos médios de lados opostos:
os pontos médios dos outros dois lados são os dois pontos que você quer.

Uma outra forma de fazer estes pontos aparecerem é complexificando
tudo mas acho que não é o que você quer.

[]s, N.