Re: Funcao exponencial

Eu sou meio principiante pra falar sobre essas coisas de funções complexas,
por isso corrigam qualquer erro que apareça por aí.

Esse assunto fica muito complicado se você admitir que a base da exponencial
pode ser negativa. Isso se deve a que (-2)^pi não pode ser um número real,
pelo menos pela teoria de Euler que eu conheço. Assim, a função exponencial
"bem comportada" que você conhece pode ser desenhada num gráfico plano.

Por exemplo, a fórmula de Euler, é:
         e^z = e^(x + i*y) = e^x*(cos y + i*sen y),
onde "i" é a unidade imaginária. Desta forma, um gráfico de (-3)^r, r real,
só pode ser desenhado no espaço R X C.

Como generalização dessa fórmula, pode-se tomar a propriedade das exponenciais
"bem comportadas" que se extendem às complexas:

b^r = ( e^ln(b) )^r = e^(ln(b)*r)

Então, como se conhece ln(b) (pela definição acima da exponencial), se b
for negativo, teremos que ln(b) = ln(-b) +i*pi, desta forma, fica:

b^r = e^(r*ln(-b) + r*i*pi) = e^(ln(-b)*r) * e^(r*i*pi) =
= ( (-b)^r )*(cos(r*pi) + i*sen(r*pi))

Desta forma, pode-se definir uma função exponencial com a < 0. Desse mesmo
modo pode-se definir (-2)^pi, como eu disse antes, que dá aproximadamente
 -7.9662 - 3.7974i. Além disso, pode-se definir também funções exponenciais
complexas como (1+i)^c onde c é um complexo, bem como 6^c... Mas aí dá muito
trabalho. Se você quiser saber mais sobre isso, eu mando depois.

Mas mesmo assim, como já disseram antes, com a base sendo 0 ou 1 não se
define uma função.

OBS: (-1)^r dá um círculo, como se pode notar, já que fica 1 o módulo do
complexo, que é dado na primeira fórmula. Esse dá pra desenhar no plano
R X iR, mas é uma excessão.

Bernardo