Re: O bode do Ralph

Continuação
iv)A porta que o escolhente escolherá não faz diferença; ele terá que observar
apenas a posição relativa da porta que será aberta(se a da esquerda ou a
da direita). Suponha então que ele escolheu a 2.
 Se o apresentador escolher a da esquerda(1), significa que a primeira tinha
bode e você não tem informações sobre a 3. Logo tanto faz e, trocando ou
não, a chance dele ganhar é de 1/2.
 Se o apresentador escolher a 3, significa que a 1, necessariamente não
tem bode, logo tem o prêmio. É só trocar de porta e ganhar.
 Agora, seja:
E : chance de abrir a porta esq.
D : (chance de abrir a porta dir.
 Então,a probabilidade(p) de o escolhente ganhar o prêmio se ele for esperto
é :
p = E*(1/2)+ D*(1)
  O apresentador só abre a porta da direita quando, além de você escolher
um bode(2/3 de chance), o outro bode está à direita do
prêmio(1/2). Logo:
D = (2/3)*(1/2)=1/3 e
E = 1 - D = 2/3
  Assim:
p = 2/3
  Suponhamos agora que um candidato possa escolher aleatoriamente uma das
3 portas. Logo, a chance dele abrir qq uma das 3 é 1/3.
  Seja:
P(i): probabilidade do apres. abrir a porta i.
C(j): chance do cand. escolher a porta j.
A(i/j): prob. de, dado que o cand. escolheu j, o apres. abrir i.
Então:
P(1) = C(2)A(1/2) + C(3)A(1/3) = (1/3)(2/3) + (1/3)(2/3) = 4/9
P(2) = C(1)A(2/1) + C(3)A(2/3) = (1/3)(2/3) + (1/3)(1/3) = 3/9
P(3) = C(1)A(3/1) + C(2)A(3/2) = (1/3)(1/3) + (1/3)(1/3) = 2/9
em que, para descobrir A(i/j) é só reparar se a porta i á mais da esquerda
ou da direita que sobraram e usar o resultado da parte superior.
                            Abraço,
                               Camilo