Re: O bode do Ralph

----- Original Message -----
From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Monday, October 01, 2001 4:42 PM
Subject: O bode do Ralph

i)no começo temos como opção para a porta escolhida:
1-bode
2-bode
3-carro
há 2/3 de chance de ser um bode e 1/3 de chance de ser um carro
se pegarmos o bode de início e o apresentador mostrar o outro bode devemos
trocar para pegar o carro
se pegarmos o carro não devemos trocar de porta.

como há 2/3 de chance de pegar de pegar o bode, você deve sempre trocar de
porta para ter mais chance de ganhar e assim você tará 2/3 de chande de
ganhar

ii)temos como primeira opção:
de 1 a 999: bode
1000: carro

temos 999/1000 como a chance de pegar bodes, caso você pegue um bode ocorre
o mesmo do exercicio acima então o "jogador"devera trocar de porta para ter
999/1000 porcento de chance de ganhar.

iii)temos como opção para a primeira porta:
1-bode
2-carro
3-sabão

Se for bode, o apresentador faz a propaganda e você tem 50% de chance de
acertar. (jogada: tanto faz)
Se for carro, o apresentador faz a propaganda e você tem 50% de chance de
acertar. (jogada: tanto faz)
Se for sabão, o apresentador mostra o bode e como ele não fez a propaganda
você TROCA para ganhar

> Oi gente, o Ralph me mandou estes problemas aqui para a lista.
> Bom proveito.
> []s, N.
>
> ----- Forwarded message from Ralph Teixeira <ralph@fgv.br> -----
>
>     E jah que estou aqui, uma sequencia de problemas legais que eu quero
mandar para voce e para a lista:

>     O primeiro eh o classico, jah ateh apareceu na lista:
>     i) Tres portas numeradas de 1 a 3. Atras de uma tem um carro, atras
das outras ha bodes, mas voce nao sabe qual eh qual. Voce ganha o premio
atras da porta que voce escolher (e ninguem quer bodes). Voce escolhe a
numero 1. O apresentador do show, que sabe onde o premio estah, abre uma das
portas, de acordo com:
>         - Ele nao abre a que voce escolheu;
>         - Ele nao abre a que tem o carro;
>         - Se houver escolha, ele simplesmente abre aleatoriamente.
>
>     Bom, ele abriu a numero 2. O apresentador lhe dah uma ultima chance de
trocar de porta antes de terminar o show. Qual a chance de o carro estar
atras da porta 3?

>     Aqui estao as variacoes bacanas:
>
>     ii) Pro pessoal acreditar em (i), faca-se com 1000 portas -- 1 com
carro, 999 com bodes. Voce escolhe uma, ele abre 998 de acordo com as regras
acima. Voce deve trocar?

>     iii) Agora uma porta tem o carro, outra tem o bode e outra tem sabao
em poh. Voce escolhe a numero 1. O apresentador segue as regras abaixo:
>         - Ele nunca abre a que tem o carro;
>         - Ele nunca abre a que voce escolheu;
>         - Se possivel, ele abre a porta que tem o sabao em poh, que eh o
patrocinador do programa, e diz que o sabao em poh ESPUMOSO eh o unico que
deixa a sua roupa branca, perfumada, macia enquanto as suas criancas brincam
com os joguinhos divertidos e curiosos que vem atras da caixa. Sabao
ESPUMOSO -- voce lava lava lava esfrega esfrega esfrega e HMMMM, que
cheirinho de limao!

>     Como eu ia dizendo, voce escolheu 1. Ele abriu 2 e, de fato, fez seu
comercial de sabao. Qual a chance de o carro estar atras da porta 3? Vale a
pena trocar?

>     E se ele tivesse aberto a porta com o bode?
>
>     iv) E se as regras do apresentador forem (um carro, dois bodes):
>         - Porta do carro, nunca;
>         - Porta escolhida, tambem nao.
>         - Se ainda ha opcoes, escolha a primeira possivel da esquerda (1)
para a direita (3) para abrir.
>         Depois disso, o apresentador dah ao escolhente a chance de trocar,
como antes.

>         Que porta deve o escolhente inicialmente escolher? O que ele deve
fazer em seguida? Supondo que o escolhente eh esperto, qual a chance de ele
ganhar o premio?