Prograa para fazer gráficos...

Foi interessante tocar nesse assunto, pq estou com o seguinte problema:

Pra um projeto de pesquisa, eu precisaria de um programa ou algoritmo que me desse
um modo de encontrar, dado um determinado padrão de funcoes (meia elipse,
hiperbole, parabola, etc), com a sua equaçao geral com o ápice da figura  na
origem do sistema de coordenadas, qual das funcoes teria o desenho mais proximo a
encaixar neste conjunto de pontos.

Isto serviria para uma aproximaçao matemática de um formato de arcada dentária e o
estudo das suas variaçoes nas populaçoes.

Alguém tem idéia se é possível fazer isso através da construção de algum algoritmo
em alguma linguagem, ou um programa mesmo que o faça?

Agradeço muito qquer sugestao nesse sentido.

Rodrigo