Sent: Friday, August 24, 2001 8:15 PM
Subject: Combinatória e Eq. 3 grau

Olá, aí vai uma questão que jah esteve aqui na lista mas para a qual eu ainda nao vi uma soluçao... mostrei-a a meu professor e ele chegou à mesma conclusao que eu havia chegado, no entanto, assim como eu, ele nao conseguiu demonstrar a provável resposta: "os quadrados perfeitos".

1. Em um corredor há 900 armários, numerados de 1 a 900,
inicialmente todos fechados. 900 pessoas, numeradas de 1
a 900, atravessam o corredor. A pessoa de número k
reverte o estado de todos os armários cujos números sâo
múltiplos de k. Por exemplo, a pessoa de número 4 mexe
nos armários de números 4, 8, 12,..., abrindo os que
encontra fechados e fechando os que encontra abertos. ao
final, quais armários ficarão abertos?
serah q alguém podia mostrar uma solução???

ah, aí vai uma duvida bem trivial, quais sao as raízes da equação x^3 -4x -1 = 0 ? Como eu faço para encontrá-las?

abraços
Hugo