Re: Estatística e resta -um

On Sun, Aug 19, 2001 at 10:38:57AM -0300, Alexandre F. Terezan wrote:
> A questao do resta-um nao é difícil, se vc já viu a resposta antes... :-)
>
> A verdade é que a "dificuldade" desta questao (assim como de muitas outras)
> reside na elaboracao de como atacá-la...

A mesma solução está em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/19990411.html

> Pra nao perder a viagem, aí vai um probleminha (alguém me disse que esta foi
> do professor Nicolau)

É 'minha' no sentido seguinte: esta questão caiu em uma OBM e a idéia
de incluir esta questão na prova foi minha.

Há muito mais coisa sobre o resta-um e vários outros jogos em
'Winning ways', de Berlekamp, Conway e Guy (no caso, vol. 2, cap. 23).

> No jogo resta-um , quando se deixa apenas um pino sobre o tabuleiro, esse
> pino só pode ocupar determinadas posiçoes. Determine quantas sao essas
> posiçoes.

[]s, N.