Re: Vamos contar?

Ola Bruno,

Nunca ajudei na lista pq num da tempo, sempre alguem resopnde antes q eu,
mas acho q isso pode ajudar a entender o infinito dos irracionais e talvez
ateh dos complexos. Pelo que meu professor me disso eh obvio q da pra
associar os naturais aos inteiros. Mas a partir dai complica.
Para associar os naturais aos racionais, basta lembrar que o racional eh da
forma p/q, ligar a dupla (p,q) de inteiros aos irracionais. Jah para os
irracionais eh impossivel, pq se pudessemos escrever uma enumeracao de todos
irracionais, Cantor mostrou que conseguiria mostrar um irracional que naum
estivesse na lista. E assim o infinito dos irracionais eh muito maior q o
dos racionais, e portanto a probabilidade de sortear um racional entre 0 e
1, eh 0 e de sortear um irracional eh 1. Talvez entaum para associar os
inteiros aos complexos precisamos de uma quadrupla (p,q,x,y) ligando ao
complexo (p/q)+(x/y)i.
Qualquer coisa q eu deixei meio vago me avisem pq naum sou mto bom em
explicacoes.

Caio Augusto