Complexos, de novo...

Olá...

    Estava lendo o "The Feynman's Fectures on Physics" e lá no Capítulo 22 ele, o Feynman, usando uma tabela de logaritmos na base 10, acaba descobrindo o log decimal de i. Até aí, acho que não é tão esquisito o processo que ele usou (meio comprido pra explicar aqui). Bem, mas depois, com o log de i, ele calcula um monte de exponenciais de complexos (10^(ip/8), com o p variando). Com isso, ele monta uma tabela e, com ela, dá pra ver que os resultados oscilam realmente entre 1 e -1 tanto na parte real quanto na imaginária, e quando uma está perto de 1 ou -1 a outra se aproxima de 0.
Agora o esquisito: logo depois de mostrar a tabela e falar que as exponenciais de complexos parecem periódicas, ele já manda:

e^(it)= [cos (t)] + i.sen(t)

Não duvido nem um pouco que este resultado esteja errado. E nem quero que esteja, porque ele é uma imensa "mão na roda" pra resolver toneladas de problemas físicos. Mas esse método que ele usou foi MUITO CHUTADO!!

Como deduzir esta relação sem ser com calculadora? A impressão que dá é que toda função que se repete pode ser expressa por meio de seno e cia.. Será que é isso? Será que toda função periódica tem que ser expressa por uma das funções trigonométricas??

Valeu!
Bruno