Re: Questões de combinatória/jogos

Ola Pessoal,

Das duas belas questoes abaixo - aplicacoes de variantes do principio da
casa dos pombos, apresentadas pelo nosso colega Marcelo Rufino - a segunda
ainda nao teve uma solucao apresentada aqui na lista. Talvez a observacao
abaixo possa ajudar ...

Supondo que as linhas estao numeradas de 1 ate 1993 e, as colunas, de 1 ate
1994, sejam L(i) e C(j) as somas respectivas da linha i e da coluna j.
Claramente que, apos o encerramento do jogo :

L(1) + L(2) + ... + L(1993) = C(1)+ C(2) + ... + C(1994)

Portanto, um mesmo numero precisara ser distribuido tanto em 1993 casas ( as
linhas ), quanto em 1994 outras casas ( as colunas ). Evidentemente que se
este numero for multiplo de 1994 e distribuido uniformemente entre as
colunas, pelo principio da casa dos pombos, havera ao menos uma linha que
contera uma ( ou mais ) unidade a mais que a maior quantidade que esta nas
colunas...

A titulo de exemplificacao:

1994 numeros 1´s, distribuidos uniformemente em 1994 casas (colunas),
implica em uma unidade em cada coluna. Todavia, quando distribuirmos os
mesmo 1994 em 1993 casas ( as linhas ), havera ao menos uma casa com mais de
uma unidade.

Os jogadores jogam alternadamente, logo :

1) Pode algum jogador forcar esta distribuicao uniforme ? Como ?

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,1302,28062001