RE: lógica

On Mon, 25 Jun 2001, Eduardo Grasser wrote:

> da parte de astronomia não entendo muito, mas
> Se (expressão falsa) então (expressão falsa) é uma expressão verdadeira.
>
> Eduardo Grasser
> Campinas, SP
>
> ----------

O Eduardo e os v'arios outros que disseram que a frase 'e verdadeira
est~ao certos, claro. O que me parece necess'ario esclarecer 'e pq
a frase causa tanta estranheza. A meu ver n~ao 'e apenas ou principalmente
por ser uma frase da forma FALSO => FALSO, e sim pq as duas afirma,c~oes
n~ao est~ao relacionadas. Quando dizemos se A ent~ao B na linguagem comum
e informal do dia a dia n~ao estamos apenas dizendo se A e B s~ao verdadeiros
ou falsos: estamos tamb'em indicando, explicita ou implicitamente, que h'a
uma rela,c~ao entre os dois fatos. Este tipo de id'eia 'e mais dif'icil
de ser formalizada e n~ao h'a em l'ogica de 1a ordem (a mais b'asica das
formaliza,c~oes da l'ogica matem'atica) o conceito de que uma verdade
*causou* ou *causaria* outra, como tamb'em n~ao existem o conceito
de que tal coisa 'e assim, mas *poderia* (ou n~ao) ser assado.
Existe apenas o conceito de uma afirma,c~ao ser verdadeira ou falsa.

[]s, N.