Re: Algebra e Cálculo Tensoriais

> Para voce ter uma ideia legal de Calculo Tensorial ( que voce sem saber ja
> estuda ) voce precisa, previamente, saber alguma coisa de algebra e
algebra
> linear. Eu comece a ver algebra em dois livros :

Voce falou da algebra linear e me fez pensar numa coisa:
Nos capitulos que eu já li de algebra tensorial, eles definem vetor atraves
de suas propriedades quando se faz uma mudança de coordenadas ( Vi´ =
(dxi´/dxj)Vj )
Essa definição é compativel com a que se dá na algebra linear(espaços
vetoriais, aquelas 8 condiçoes...)?

> Voce ja deve conhecer a parte elementar da algebra linear. Uma boa
> introducao e :

Estudei algebra linear no primeiro semestre da faculdade (estou no segundo
ano agora...)

> Com essas introducoes ( garanto, sao boas ! ) voce pode ler o livro de
> gravitacao do Weeler, muito bom.

Já li os capitulos de calculo tensorial do livro do Ray D´Inverno de
gravitação (achei muito "acochambrado") e agora estou lendo os do
"Introduction to General Relativity", do Adler.
Acho que estou sentindo falta de uma conexão com o formalismo matemático que
eu já conheço (Algebra linear, por exemplo...)
A minha intenção é justamente começar a aprender Relatividade Geral. Esse
livro do Weeler, como ele é?

Obrigado pelas indicações dos livros!

------------
E também: Alguem poderia me explicar o que exatamente significa dizer que um
escalar é invariante com relação a uma mudança de coordenadas? O que é essa
invariancia? Poderia mostrar exemplos dessa invariancia?
Se alguem pudesse me mostrar um exemplo dessa invariancia de um escalar,
acredito que me ajudaria a estabelecer a conexão que sinto falta...
Hum... Acabou de me vir uma ideia... acho que estou captando o significado
da invariancia...

Até mais...

<Bruno Woltzenlogel Paleo>