Re: Algebra e Cálculo Tensoriais

Ola Bruno e
Colegas da Lista,

Saudacoes a Todos !

Para voce ter uma ideia legal de Calculo Tensorial ( que voce sem saber ja
estuda ) voce precisa, previamente, saber alguma coisa de algebra e algebra
linear. Eu comece a ver algebra em dois livros :

Introducao a algebra
Adilson Goncalves
Colecao projeto Euclides - IMPA

Topicos de Algebra
I herstein
Editora da USP

Voce ja deve conhecer a parte elementar da algebra linear. Uma boa
introducao e :

Algebra Linear
Kunze e Hoffman

Uma introducao legal ao calculo tensorial e :

Calculo Tensorial
LPM Maia

Com essas introducoes ( garanto, sao boas ! ) voce pode ler o livro de
gravitacao do Weeler, muito bom.

O calculo tensorial e bem apreciado na fisica porque, conforme voce deve
saber, as leis da fisica sao invariantes em relacao a dois ( ou mais )
sistemas inerciais. E isto que justifica o uso de vetores ( que sao tensores
) na Fisica : e a maneira matematica de garantir esta invariancia das leis
da fisica em relacao aos sistemas inerciais de observacao !

As coordenadas ( medidas das grandezas ) podem mudar, mas nao mudam as
relacoes entre elas ( as leis ). E isso.

Vou te dar uma sugestao : consiga ler o capitulo 3 ( fenomeno e
representacao ) do livro :

O Circulo do Tempo
Mario Novello
Editora Campus

Se puder, leia o livro todo. Nao vai te exigir conhecimento previo algum e
vai te clarificar para entender melhor o livro do Weeler sobre gravitacao
que mencionei acima bem como te dar uma ideia legal dos usos da matematica
na Fisica.

E isso maluco !

Um grande abraco pra voce
um abraco a todos