----- Original Message -----
From: Eder
Sent: Wednesday, June 06, 2001 12:05 AM

Primeiramente,eu gostaria de expor a seguinte questão do último vestibular do IME:

Dois números complexos são ortogonais se suas representações gráficas forem perpendiculares entre si.Prove que dois números complexos Z1 e Z2 são ortogonais se,e somente se,tivermos:

Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0

Eu,agora,gostaria de expor uma resolução minha:

 Z1=a+bi  com {a,b,x,y} contido em R
 Z2=x+yi
 Z1" ==> o conjugado de Z1,ou seja, a-bi
 Z2" ==> o conjugado de Z2,ou seja,x-yi

Primeira parte: Z1 perpendicular a Z2 ==> Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0

 Considere os vetores Z1(a,b) e Z2(x,y) .Sendo perpendiculares,seu produto escalar é zero:

<Z1. Z2 > = 0 ==>  (ax + by) = 0 ==> x=b e y= -a

Então Z2 = b - ai  e Z2" = b + ai . Portanto: Z1Z2"= ab + a^2i + b^2i - ab = i (a^2 + b^2).Também temos : Z1"Z2 = -ab + a^2i + b^2i + ab = -i (a^2 + b^2).É facil ver que Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0 .

Segunda parte: Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0  ==> Z1 perpendicular a Z2

Vou utilizar a notação mod(Z) p/ indicar o módulo de num número complexo Z.

Z1= mod(Z1)cis@ ==> Z1"= mod(Z1)cis(2pi - @)
Z2= mod(Z2)cis# ==> Z2"= mod(Z2)cis(2pi - #)

(@ e # são os argumentos de Z1 e Z2,respectivamente)

Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0  <==> mod(Z1)cis@ x mod(Z2)cis(2pi - #) = (-1) x mod(Z1)cis(2pi -@) x mod(Z2)cis#

Note que (-1) = cis(pi).

Daí:

cis(2pi - # + @) = cis(pi + 2pi - @ + #) ==> 2pi - # + @= pi + 2pi - @ + # ==>

2@ - 2# = pi ==> @ - # = (pi/2) ==> Z1 perpendicular a Z2.

Eu num tenho lá muita intimidade com demonstrações,por isso gostaria que alguém comentasse essa resolução,obrigado desde já a quem puder dizer algo.
Ah,tem outra questão ,tb do IME,que eu até já vi a resolução,mas mesmo assim fiquei sem entender pq a resposta dá aquilo mesmo.Eis a questão:

'Um comandante da companhia convocou voluntários p/ a constituição de 11 patrulhas.Todas são formadas pelo mesmo número de homens.Cada homem participa de exatamente duas patrulhas.Cada duas patrulhas têm somente um homem em comum.Determine o número de voluntários e o de integrantes de uma patrulha."

Bem,vi na internet que o número de voluntários é dado por C 11,2 = 55.O número de integrantes de uma patrulha foi calculado desta forma: n x 11 = 55 x 2 ,n = 10.Pois é...Mas eu não estou conseguindo perceber pq dá isso...Já pude ver o quanto tem gente boa no assunto aqui na lista e espero que alguém possa esclarecer essa questão pra mim.Deixa eu me apresentar,meu nome é Eder (já deu pra perceber em alguma mensagens anteriores),sou estudante do ensino médio,pré-vestibulando,e tenho particular interesse por Matemática e Física,por isso procuro tentar resolver exercícios mais complicados, consultar uns livrinhos "pebas" tipo os da Editora Mir,hehehe,é claro que é brincadeira,aqueles livros da Mir são de lascar!Gosto de ler tb os livros da SBM,enfim,tentar saber algo mais,o que não se costuma ensinar nas aulas convencionais do colégio.

Falow"s e até a próxima mensagem.