Re: RES: Primos, multiplos e divisores

   Oi,pessoal,
   Alem disso,os primos em Z que sao irredutiveis (ou primos) em Z[i] sao exatamente
 os primos positivos congruentes a 3 modulo 4 (e seus simetricos aditivos).Por outro
 lado,2=(1+i)(1-i),donde 2 nao e' primo em Z[i],mas 1+i,1-i,-(1+i) e -(1-i) sao,e
primos congruentes a 1 modulo 4 podem ser escritos como soma de dois quadrados.
Teremos entao p=(a+bi)(a-bi),e (a+bi),(a-bi),-(a+bi),-(a-bi) sao primos em Z[i],
completando a nossa lista.
   Um problema que usa aritmetica em Z[i]:Prove que um triangulo com lados e area
inteiros pode ser colocado no plano com vertices de coordenadas inteiras.
   A prova da existencia e unicidade de fatoracao como produto de primos usa o fato de
que o mdc de dois numeros em Z[i] e' combinacao linear deles (com coeficientes em Z[i]).
A prova dessas coisas e' bastante analoga a prova desses fatos para Z (vejam meu artigo
na Eureka 2),e usa a divisao com resto em Z[i]:dados a e b em Z[i] com b nao nulo existem
q e r em Z[i] tais que a=bq+r e |r|<|b| (provem isso e usem para provar as afirmacoes acima).
    Abracos,
            Gugu