expressões

Olá amigos!
2 + 3 x 5 = 17  e  (2 + 3) x 5 = 30.
Conversando com um amigo meu, ele me perguntou se eu poderia mostrar que a regra só poderia ser esta, isto é, na primeira igualdade, a multiplicação deve ser feita antes da adição. Respondi-lhe que isto é uma convenção, pois poderia ser diferente. Por exemplo, para efetuarmos a multiplicação antes, poderíamos estabelecer que deveríamos escrever 2 + (3 x 5).
Meu amigo se foi mas deixou comigo um sentimento de ter dito uma baita de uma besteira. Hoje, durante o pouco tempo que tive, andei pensando na estrutura de corpo e coisas do gênero. Liguei para dois amigos meus e ambos disseram que iriam pensar. Então suspeitei de que a coisa não fosse assim tão boba, conforme pensara quando dei a resposta a meu amigo. Pensei também que talvez valesse a pena evocar o tema nesta lista, pois o que é bobeira para alguns pode ser de interesse para alguém.
[]s, Josimar