Re: 120 graus

Olá Josimat,
O primeiro problema é mais simples, tentativa e erro resolve.
Quanto ao segundo, temos um problema legal. A construção geométrica conduz ao caminho, pois para termos DC=AB=a (1) deveremos achar uma angulação única que torne B,D e C alinhados. Assim, fixando-se o ângulo ACD, ficam definidos os ponto B e D (construção inversa).
Assim, o problema se resume a achar o ângulo. Entretanto, com ACD parece-me mais trabalhoso, logo prefiro usar ABD. Denominando ABD de "alpha",  AD=x e AB=a, temos:

triângulo ABD
x=a*tg(alpha) (1)
triângulo ADC
Lei dos Senos: x/sen(60-alpha)=a/sen30 (2)

Igualando (1) e (2)
tg(alpha)=2sen(60-alpha), resolvendo a equação trigonométrica (deixo pra você) em termos de sen(alpha);

Por último, no triângulo ABD:
BD=a*sen(alpha)

Parece-me, num primeiro momento, a melhor saída.
Um galera da lista
Fábio Arruda