From: josimat
Sent: Monday, April 30, 2001 1:24 PM
Subject: Re: Uma noite no frio brrrrrrrrrrrr

Admitindo que "forma justa" signifique pagar levando-se em consideracao apenas a quantidade de tocos (de madeira) fornecido por cada um e mais nenhum outro tipo de "serviço prestado" durante a noite (cafuné, fungada no cangote etc). Acredito que fique assim (salvo alguma pegadinha):

Dividindo cada toco em três pedaço iguais, teremos 24 pedacos. Se o primeiro homem contribuiu com 5 tocos, entao contribuiu com 15 pedaços, dos quais apenas 8 ficaram para ele, doando 7 pedaços ao terceiro homem. Analogamente, o segundo homem contribuiu com 9 pedaços, ficando com apenas 8 e doando somente 1 pedaco ao terceiro homem.
Então o primeiro homem deve receber R$ 7000 e o segundo R$ 10000.

Este problema eh uma variacao de um problema de um livro que marcou a minha infancia, "O Homem que Calculava", do Malba Tahan. Mas confesso que esta variacao me parece bem esquisita (lá, era paes no deserto).
Espero ter ajudado,
[]s, Josimar