Função Composta

Olá  pessoal,

Agradeço a todos com  relação  à questão do produto cartesiano  e aos esclarecimentos dados com relação à raiz  quadrada  de 4.O meu problema agora é  com relação às  definições dadas por livros para a função  composta :

1)Sejam f:A->B  e g:B->C , definimos a composta de g com f como sendo gof(notação)
gof:A->C , tal que g(f(x)) é sua relação matemática

2)Sejam f:A->B  e g:C->D , definimos a composta de g com f como sendo gof ,tal que
o  seu "domínio D(gof)seja o conjunto dos x , tais  que x pertence  ao conjunto A e que f(x) pertença  ao domínio de g".

A minha  dúvida  é  seguinte :na  definição (1) há  a necessidade do conjunto de chegada de f ser igual ao domínio de g ; ou seja não existirá  a composiçào se tal
fato não acontecer.
Só que  muitos dos livros quando vão resolver os  exercícios utilizam  a definição
(2) ; ou sejam , buscam quais  os  elementos  de A que  podem ser "levados" diretamente para o conjunto D . Inclusive  já  verifiquei questões  do concurso do
ITA desta  forma .Porque  entãO  A DEFINIÇÃO  (1) ?

[]'s Nicks