Re: Parte inteira - insistente

Ola Villard e
amigos da Lista !

Cordiais Saudacoes a Todos !

Dando continuidade a nosso papo : ACREDITO QUE SIM. Penso que ha um melhor
valor de K. Vou tentar explicar melhor as coisas

(Nao sei se isso acontece com todo mundo ou e uma infeliz particularidade
minha persolnalidae ... Ter ideias pra resolver questoes dificeis e , em
geral, facil. Dar uma feicao matematica a estas ideias tambem e, em geral,
facil. Mas, EXPLICAR IDEIAS, parece ser algo MUITO DIFICIL ... as vezes
penso que e porque as palavras sao pobres para explicarem aquilo que vemos
... as vezes penso que e porque eu realmente sou ruim nisso ... Eu
francamente e publicamente peco desculpas a todos os colegas, que muito
prezo, se, de alguma forma, fui ou/e estou sendo confuso : nao e intencional
!)

Seja A={A1, A2, A3, ...} uma sequencia de numeros e F={F1, F2, F3, ... } uma
sequencia de fatores. Suponhamos que :

LIM Fn = Q e que Fi < Q se i e impar e Fi > Q se i e par, isto e, a
sequencia F1, F2, ... converge para Q ( Q < 1)mas os seus termos oscilam em
torno de Q, ora sendo maior, ora sendo menor, mas sempre se aproximando mais
e mais de Q.

Vamos agora construir a sequencia Ai*Fi ( * e o sinal de multiplicacao)
que chamaremos de Bi. Assim, Bi=Ai*Fi.

Considere agora a progressao geometrica Cn = Ck*(Q^n), onde Ck e algum dos
Ai ( pode ser A1, A100, A23, etc : nao sabemos ainda!).

A minha ideia e que : escolhendo um Ck conveniente, comparamos a evolucao
dele com os sucessivos Bi, para i >= K.

Suponha que seja Ck=A7. Logo K=7. Entao os sucessivos valores da sequencia B
serao A7*F7, A8*F8, A9*F9, ...
Os sucessivos valores da sequencia B sao A7*Q, A7*Q^2, A7*Q^3, ...

Entao, nao obstante os valores da sequencia B sejam diferentes dos valores
da sequencia C, as somas no final se compensam, e teremos que o somatorio
infinito de B e igual ao somatorio infinito de C.

Na serie do colega Villard ocorre isso. A sequencia dos inversos dos numeros
de fibonaci sao gerados multiplicando-se cada termos anterior por um fator
que ora e menor que o numero fi, ora e maior que o numero fi , mas que se
aproximam mais e mais de Fi, convergindo para ele, portanto, se escolhermos
o ponto de partida conveniente e fixarmos o fator ( que e a PG infinita a
que me refiro abaixo ), a soma da PG infinita e a soma do Villard, no final,
serao iguais !

A minha ideia e determinar que condicoes devem satisfazer os fatores
variareis Fi para que exista um ponto de partida que que uma igualdade entre
as duas somas infinitas. A seguir, mostrar que estas condicoes sao
satisfeitas pela sequencia dos inversos dos numeros de fibonaci.

Se ninguem no Mundo nao fez isso e isto e um problema em aberto, este fato
deve ser irrelevante para nos ou mesmo estimulante, pois e uma amostra da
saudavel audacia e qualidade do que se discute em nossa lista ! Por outro
lado, se ninguem fez ou algum cara muito bom nao fez ( por exemplo: Euler,
Gauss, Newton ) isso nao significa que nao seja factivel : a ciencia parece
progredir justamente indo alem daquilo que nossos anteriores fizeram !

Em sintese : Esse papo pode nos levar longe !

Eu vou pensar um pouco mais sobre a questao, nos termos abstratos que expus
acima e, havendo tempo, oportunamente vou publicar qualquer resultado
generico que conseguir.

Um Grande abraço a todos
Paulo Santa Rita
4,2337,18042001