Ajuda!!! - Álgebra

Olá amigos,
gostaria de entrar nessa discussão, pois há algum tempo tenho vontade de tocar no assunto, mas não houve oportunidade.
S1 = a + b + c
S2= a^2 + b^2 + c^2
S3 = a^3 + b^3 + c^3
S4=?
Por um bom tempo sofri nas mãos de uma questão do IME/67 (por aí), em que foi dado apenas alguns do coeficientes de um polinômio de grau "n", se não me engano o primeiro e os três últimos, e para meu desespero um coeficiente era literal. Imaginem, o problema era calcular a soma dos inversos dos cubos das raízes. Muito sonhei com este problema. Se alguém lembrar exatamente eu agradeço.
Existe um livro muito antigo do Prof. Haroldo Lisboa da Cunha - Pontos de Álgebra Complementar - 1939, tratando basicamente da teoria das equações.
Nele há o tratamento de equações por derivada, até então desconhecida deste então aluno de 2º grau. As REGRAS DE GIRARD - (INVENTION NOUVELLE EN A'LGEBRE" - AMSTERDÃ - 1629) para soma de potências.
P'(x)/P(x)=m/x + S1/x^2+ S2/X^3+S3/X^4+.... (ORDENADOS DECRESCENTEMENTE)
S1 = a + b + c
S2= a^2 + b^2 + c^2
S3 = a^3 + b^3 + c^3
S4=?
Lê-se P'(x)=derivada
E, por outro lado:

P'(x)/-P(x)=m/x + S-1/x^2+ S-2/X^3+S-3/X^4+.... (ORDENADOS CRESCENTEMENTE)
Lê-se S-1=1/a+1/b+1/c, S-2=1/a^2+1/b^2+1/c^2, ...

Esse assunto, normalmente, não se ensina no 2º grau. Só fui estudar isso na Turma IME/ITA do Impacto nos idos de 1982... bons tempos (calouro do Nicolau).

Além disso, como já foi apresentado pelo colega seria interessante estudar a fórmula de recorrência de Newton (nesta caso alguns colégios mais caros ensinam).

Um abraço.
Fábio