Re: Campeonato de ... Domino ? ( Correcao )

Ola Colegas.
Esqueci de acrescentar a seguinte regra de combinacao :

4) Quando superpomos uma letra sobre outra, nenhuma destas duas
letras podera ser novamente superposta por outra.

Desculpas !

Aproveitando a aportunidade, gostaria de acrescentar que os aspectos que
podem parecer por demais arbitrarios, como :

1)O numero que uma pedra representa e tres vezes a quantidade de letras "A"
mais a quantidade de letras "B". (Por que nao : cinco vezes a quantidade de
letras "A" mais o dodbro da quantidade de letras "B". Certo ? )
2)Em qualquer pedra, a quantidade de letras "A" nao pode ser menor que a
quantidade de letras "C" ( Por que esta limitacao ? )
3)A pedra base de ter, no minimo, duas letras "B" e duas letras "C"
(Por que esta regra ? )

Sao derivados do contexto onde nasce o problema.

Na regra 1)"A" e o indicativo de vitoria,"B" de empate. O numero e o total
de pontos ganhos.
Na regra 2)Esta regra e fruto de um outro teorema que eu encontrei :

Teorema 2 : Se a quantidade de vitorias for inferior a quantidade de
derrotas entao o clube nao tem colocacao garantida.

Na regra 3)Uma pedra base só com letras "A" nao permitiria o jogo comecar.

O problema de contexto e (Problema "Iolanda/Josimat") :

N+1 clubes disputam um campeonato, composto de dois turnos. Classificam-se
para o segundo turno os C clubes com melhor pontuacao. No prmeiro turno
quaisquer dois clubes jogarao entre si uma unica vez:
1)Uma vitoria confere 3 pontos
2)Um empate da 1 ponto
3)Uma derrota nao confere pontos
Qual a quantidade minima de pontos que um clube de fazer no primeiro turno
de forma a estar entre os C primeiros classificados.

Eu apresentei uma solucao geral, acho que bastante sintetica e entao muitas
pessoas me escreveram pedindo esclarecimentos. Foi ai que vendo o jogo de
domino eu vislumbrei uma forma de torna clara a minha ideia.

Este problema pode ser equacionado, como segue :
(V e a quantidade de Vitorias, E a quantidade de empates e D a quantidade de
derrotas )

2*D + E + 1 =< C
3*D + 2*E é maximo.

Traduzindo : dentre todos os pontos (D,E) que satisfazem a inequacao "2*D +
E + 1 <= C" encontre aquele que torna a expressao 3*D + 2*E maxima.

SE MAIS UM PONTO TORNA "3*D + 2*E" MAXIMO, TODOS DEVEM SATISFAZER A
INEQUACAO 2*D + E + 1 =< C.

"C" e a quantidade de vagas para o 2 turno.

Achando o maximo expresso por 3*D + 2*E ( chamarei de MAX), o minimo de
pontos e:

MIN_PON = 3*N - MAX

N e o numero de jogos.

O TEOREMA 2 sai do fato : 2*D+E+1 > V+D+E+1 => D > V. Pois "V+E+D+1" e a
quantidade de clubes que disputam o 1 turno.

Um abraco
Paulo Santa Rita
3,1441,10042001