Re: regra de tres,mais um

Olá pessoal!
Se antes do almoço toda a turma ceifa 2x da roça maior, depois do almoço, na
segunda metade do dia de trabalho, a metade da turma ceifa x, terminando o
serviço na roça maior, que tem, portanto, 3x de área. Enquanto isso (nessa
mesma tarde), a outra metade da turma também ceifa x na roça menor, que
possui
1,5x de área (metade da roça maior), restando 0,5x, que foi concluída por
apenas 1 ceifeiro. Então, para se ceifar 2x em apenas 1 dia de trabalho
seriam necessários 4 ceifeiros, e para 2x em meio dia de trabalho, 8
ceifeiros (conforme ocorreu na área maior). Logo, havia 8 ceifeiros na
turma.

Agora vejam este:

Duas turmas, cada uma de 20 trabalhadores, foram encarregados de serviços
iguais. No fim de 25 dias a primeira turma havia feito os 3/8 do seu
trabalho e a segunda, os 5/7 do seu. Quantos operários da segunda turma
devem ser removidos para a primeira, a fim de que o trabalho desta turma
fique pronto no fim de 60 dias (aqui já incluídos os 25 dias trabalhados
anteriormente)?

[]s, Josimar