Re: somatorio

Acho que todos estao respondendo o que nao foi perguntado. Perguntou-se
quanto valia o somatório de 1 a n e nao de 1 a infinito.
Se o n eh grande o somatorio eh bem aproximado por logaritmo natural de
n.
Nao ha modo "elementar" de calcular o somatorio. Entretanto ele pode ser
expresso em termos de funçoes tabeladas (no seculo passado; hoje seria
melhor dizer mapleadas). Consultem, em um livro de Calculo, funçao
digama ou funçao psi.