Re: Apenas_uma_questão_de_idade

> Esc. Prep. de Cadetes do Exército - 1977 (8ª série)
> Eu tenho duas vezes a idades que tu tinhas, quando
> eu tinha a idade que tu tens. Quando tiveres a idade
> que eu tenho, a soma de nossas idades será 45 anos.
> Quantos anos eu tenho?

Acho q essa eu consigo responder:

Vamos colocar as incógnitas x1, x2, x3, y1, y2, y3,
sendo x1 a idade "eu" do futuro e "y1" a idade "tu" do
futuro, x2 a idade "eu" atual e "y2" a idade "tu"
atual e x3 a idade "eu" do passado e y3 a idade "tu"
do passado.

Por via de regra, (x1-y1)=(x2-y2)=(x3-y3).

x2 = 2*y3
x3 = y2
y1 = x2
x1+y1 = 45
x2=?

Com os dados acima, vemos q (x2=y1=2*y3), x2 é par.
Assim facilita, já q por isso y1 deve ser par e x1
deve ser ímpar, pois deve somar 45.

Ficou meio comprido no papel, mas é até bom tentarem
fazer (passar pro comp não é meu forte). Mas deu o
seguinte:

Eu = 25  20  15
Tu = 20  15  10

A idade atual é 20 anos.

Vik

=====
"Quanto maior a compreensão, maior a ilusão."

                                   1984