Re: Problema com compasso

No cabri voce tem q construir a medida 2r (r=
segmento)pra poder usar o compasso, da para aproveitar
o segmento AD, e so tracar um segmento auxiliar pra
voce poder usar no compasso e utilizar ele como medida
para fazer o circulo em centro D. A duvida do ponto D,
o ponto D é o a "continuacao" do segmento AB onde
cruza com o circulo em centro B.

Wagner:
Quais sao as regras deste compasso?
Ele so pode tracar uma circunferencia com centro dado
e passando por um
ponto dado?
Neste caso, tenho dificuldade com o passo "trace
C5(D,2)", pois ainda nao
sei que os pontos D e ... (nao me lembro agora, pois
nao tenho a figura na
feente) sao diametralmente opostos.
Por outro lado, se o compasso permite tracar um
circulo de centro dado e
raio igual a distancia entre dois pontos dados, vou
ter que construir
primeiro um ponto que diste 2 de um conhecido. Alem
disto, vou ter um
problema no cabri, pois o "compasso" do Cabri exige um
segmento previamente
tracado (regua...) ou entao o uso de uma medida
numerica, que eh feio.
Nao sei se fui claro na minha duvida.
Abracos.
JP