Re: prob

Apenas o esboço de uma solução incompleta.

O conjunto de valores x que satisfazem a equação x^2 + bx + c = 0 (com b
e c reais) são reais se, e somente se, raiz(b^2 - 4c) maior ou igual (>=)
que 0 que implica que b^2 >= 4c.
Traduzindo (corrijam minha tradução, caso errada, por favor)
{x|x^2 + bx + c = 0} pertence aos reais <=> raiz(b^2 - 4c) >= 0 => b^2 >=
4c

Claro que isso só mostra algumas equivalências, leva um a dizer que c
pode ser negativo (bom, já mostra que a possibilidade é maior que 0,5,
baseado no fato de que toda a região negativa da ordenada). Independente
disso, não sei se é possível atacar o problema com integral... total de
possibilidades é R^2 (como R o conjunto dos reais), dois graus de
liberdade. Dado b a abcissa e c a ordenada, sempre que b^2 >= 4c, o
problema proposto encontra uma solução. O terceiro e quarto quadrante
(odeio isso, mas vou dizer) são todos solução. Como os quatro quandrantes
são o total de possibilidades, dois quadrantes são 1/2. Os quadrantes 1 e
2 são simétricos pelo eixo ordenado. A função cuja derivada em relação a
c' é b^2=4c me parece ser b^3=12c' (já toco numa área que não é minha
especialidade, como qualquer outra - perguntem sobre colesterol que posso
ser mais útil (pelo amor de Deus, por fora da lista) ). A probabilidade
total deve ser possível achar a partir disso.

Ainda acrescento que a reta b=c logo se torna menor que b^2=4c, portanto
a probabilidade é maior que 0,75.

Aos corretores da OBM, se a pergunta fôsse da última fase da OBM, que
pontuação a minha resposta acima levaria? (resp.: zero?)

Grande abraço,

Benjamin Hinrichs