Re: Questao legal!

No caso que eu propus, nao ha funcoes trigonometricas.
Trata-se da calcladora "do feirante".
So tem as 4 operacoes e mais raiz quadrada.

Atencao, problemistas!
Como sei que voces ja pensaram, aqui vai:
Tome uma calculadora do feirante e teclem o numero dado positivo N.
Agora aperte a tecla da raiz quadrada 15 vezes.
Subtraia 1 do resultado.
Agora multiplique o resultado por 2. De novo multiplique por 2, ateh
completar
15 multiplicacoes por 2.
O resultado eh (uma aproximacao de) logaritmo natural de N.

Observacoes:
1) Nao ha nada de magico com o numero 15. Voce pode fazer com qualquer
numero de vezes em vez de 15 (desde que o numero de raizes quadradas seja o
mesmo que o de multiplicacoes por 2), obtendo aproximacoes com precisoes
diferentes.
2) O exercicio agora eh justificar por que isto funciona.
3) Use uma calculadora cientifica para conferir os resultados e testar o que
acontece quando se varia o numero de raizes quadradas (lembre-se: o mesmo
que o de multiplicacoes por 2).
4) Todo mundo sabe que para multiplicar por 2, digamos, vinte vezes, basta
multiplicar por 2 e depois apertar a tecla = por 19 vezes?
5) E leiam o artigo que indiquei.
JP