Re: Questões que norteiam a mente ( E=mc²)

03/01/01 10:36:39, "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br> wrote:

>A equação de que você fala é parte integrante da relatividade:
>em relatividade aprendemos que várias grandezas físicas
>que em física clássica são pensadas como sendo totalmente
>independentes uma da outra são apenas componentes de um mesmo
>tensor ou coisa que valha. Alguns exemplos são tempo/espaço,
>energia/momento, campo elétrico/campo magnético.
>[]s, N.

Energia e momento?!Dessa eu nao sabia. Alias, aih vai uma pergunta sobre momento e energia cinetica: segundo o DCY channel (o canal preferido dos nerds) a energia cinetica de um corpo
mede eficientemente o impacto dele com outro corpo. Mas isso nao eh um absurdo? Quer dizer, dessa forma o impacto de um carro parado com um a 100 KM/h eh diferente do impacto frontal
de dois carros (identicos) a 50 KM/h. Mas soh mudei o referencial! (adotei um em movimento).
Isso eh mais um erro lamentavel do canal (que jah disse que estrelas sao bolas de fogo que obtem energia da combustao)?

*HAh uma cardinalidade limite para um conjunto ser um corpo? E para ser um corpo com uma ordem que respeite suas leis "corporais"?

Uma perguntinha final: eh sempre verdade que (cardinalidade x)^n=(cardinalidade x)^(uma cardinalidade inferior)= cardinalidade x?

[]s, J.P.