Re: Questões que norteiam a mente (E=mc²)

On Mon, 1 Jan 2001, Benjamin Hinrichs wrote:

> Srs.,
> tendo causado ainda pequeno tumulto no milênio passado, sinto-me
> estimulado para questionar. A relação que as pessoas fazem da equação
> E=mc² com a teoria da relatividade prova a ignorância delas ou a minha?
> Existe alguma relação entre elas (a não ser que ambas saíram de uma só e
> genial cabeça)?

A equação de que você fala é parte integrante da relatividade:
em relatividade aprendemos que várias grandezas físicas
que em física clássica são pensadas como sendo totalmente
independentes uma da outra são apenas componentes de um mesmo
tensor ou coisa que valha. Alguns exemplos são tempo/espaço,
energia/momento, campo elétrico/campo magnético.
[]s, N.