Re: 260

Favor deletar meu e-mail de sua lista .Grato.
Castejon
-----Mensagem original-----
De: Alexandre F. Terezan <aleterezan@wnetrj.com.br>
Para: OBM <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Quinta-feira, 7 de Dezembro de 2000 15:57
Assunto: Re: 260

Bn = B(n-1) x (n-1) + B(n-2) x (n-2)

Seja An todas as arrumacoes de n possíveis (pela regra), ou seja,
n {An} = Bn

* A primeira parcela [B(n-1) x (n-1)] se refere às (n-1) posicoes em q podemos colocar o enésimo termo em cada uma das arrumaçoes de A(n-1), fazendo valer a regra.

* A segunda parcela é um pouco mais complexa.

Ela se refere aos casos particulares em que com os primeiros (n-1) termos temos APENAS UM par de algarismos desobedecendo a regra, ou seja, temos 2 algarismos consecutivos em ordem.

Assim, podemos colocar o último algarismo entre esses dois, fazendo a regra voltar a valer.

Um dos pares de números consecutivos de 1 a (n-1) pode ser considerado como um algarismo apenas, fazendo valer a regra para A(n-2), o q nos dará arrumacoes onde haverá apenas UM par desobedecendo a regra (o par q escolhemos). Nesse caso, há B(n-2) maneiras possíveis.

Ora, podemos fazer valer a regra, desta maneira, com qualquer par de números consecutivos (em ordem) de 1 a (n-1). Como existem (n-2) pares neste conjunto, e há B(n-2) maneiras para cada par, prova-se a segunda parcela.

Assim, Bn = B(n-1) x (n-1) + B(n-2) x (n-2)

Onde vc ficou surpreso, Nicolau?