Re: Questão do ITA - Ajuda

   Esta questão do ITA é um pouco feia, pois não mede o conhecimento físico
do candidato, mas sim suas habilidades no que diz respeito ao manejo de
equações.
Faça v1(t)=at e v2(t)=na(t-deltat)
Chega-se facilmente a s1(t)=t*at e s2(t)=na*(t-deltat)^2
Igualando as duas equações e efetuando algumas operações simples chega-se à
equação do segundo grau
(1-n)t^2 + 2ndeltat*t - ndeltat^2=0
Resolva esta equação e chegue à solução válida
(n+raiz de (n))*deltat/(n-1)
Agora é que vem a sacanagem da questão.
Repare que o numerador também pode ser escrito na forma
raiz de n*(raiz de (n) + 1)*deltat e o denominador na forma
(raiz de (n) - 1)*(raiz de (n) + 1)
Assim, chega-se à resposta (raiz de (n))*deltat/(raiz de (n) - 1)
O candidato desatento não acertaria a questão, mesmo que talvez tenha feito
corretamente. Devido à extensão da prova, aqueles menos atentos talvez não
tentassem racionalizar todos os denominadores nas alternativas para que
chegassem até a resposta correta.
Espero ter colaborado.
               Alexandre S. Gomes.