Re: Matemática do Xadrez

On Wed, 15 Nov 2000, Marcelo Souza wrote:

> Olá!
> Alguém poderia me indicar ou um livro ou um site (com algum artigo) que
> dissertasse sobre a Matemática do Xadrez?
> obrigado
> abraços
> marcelo

Provavelmente não é isso que você está perguntando, mas Raymond Smullyan,
lógico profissional, mágico, autor de vários livros de problemas de
lógica e matemática, autor da frase "superstição dá azar"
(citada no pêndulo de Foucault) tem um livro com título
"Chess mysteries of Sherlock Holmes" com problemas de xadrez reverso.
Acho que um exemplo explica o que é um problema de xadrez reverso.
Considere a posição abaixo:

B . . . . . . .
. . . . . . . .

onde R é o rei branco, r o rei preto e B um bispo branco.
Pergunta-se: de quem foi e qual foi a última jogada?
(A posição pode parecer impossível, mas pense com cuidado!)

[]s, N.