De: Alexandre <alexv@esquadro.com.br>
Para: 'obm-l@mat.puc-rio.br' <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Quarta-feira, 1 de Novembro de 2000 02:12
Assunto: RE: Corpos, Anéis e "equação"

>*Anel: um conjunto numérico que satisfaz alguns desses postulados,
> mas não todos.
> Ps1: Que significa um anel ser "fechado" em divisão?

Olá Jorge:

Definição:  Considere um conjunto munido de duas operações a saber:  ( * )
chamada de multiplicação e  ( + ) chamada de adição.  Chama-se ( A, * , + )
de Anel se as seguintes propriedades forem satisfeitas:

1 - A adição é associativa  e  comutativa
2 - Existe o elemento neutro da adição
3 - Todo elemento de A possui um simétrico
4 - A multiplicação é associativa e comutativa
5 - Existe um elemento neutro para a multiplicação
6 - A multiplicação é distributiva em relação à adição

Definição:  Um elemento a de A é dito invertível se existir um  elemento b
em A, tal que  a * b = 1

Obs.: é fácil ver que caso um elemento seja invertível, o seu inverso será
único.

Definição:  Um Anel que possui todo os seus elementos não nulos invertíveis
é dito um Corpo.

e por fim:

Um Anel será fechado para uma dada operação se o resultado desta operação
ainda pertencer ao Anel.

Acho que não me enganei em nada, mas se ALLguém perceber alguma falha por
favor corrija-me.

[ ]'s e saudações (Tricolores...claro!)
Alexandre Vellasquez