Re: Uma questão de Geometria Espacial

	Hmmm... É isso, mas falta multiplicar por um fator... e botar um
módulo.... acho que é 1/6 vezes isso... Vejamos do jeito que eu sei
fazer:

	Considere os vetores ei=(Xi-X4;Yi-Y4;Zi-Z4) para i= 1,2,3. O que eu
lembro é que o volume gerado pelo paralelepípedo com lados e1, e2 e e3 é
dado pelo módulo do produto misto:

	e1.(e2 x e3) = [e1,e2,e3]

	que, algebricamente, dá o determinante de

		X1-X4    X2-X4    X3-X4
		Y1-Y4    Y2-Y4    Y3-Y4
		Z1-Z4    Z2-Z4    Z3-Z4

	O tetraedro tem metade da (área da) base e a mesma altura do
paralelepípedo... e o volume do tetraedro é 1/3 base.altura enquanto o
paralelepípedo é base.altura... Então é isso mesmo, falta um fator 1/6
no determinante.

	Agora, é o mesmo determinante? Ah, sim, basta começar com o seu
determinante, fazer cada linha menos a última, a última coluna vira
0;0;0;1 e o que sobra é o meu determinante. Perfeito!

	Se eu lembro direito, isto funciona em dimensão N e o fator era...
hmmm... acho que era 1/N!...

	Abraço,
		Ralph

P.S.: Se você quiser manter o sinal, sem tomar o módulo, você ganha
alguma informação sobre a orientação relativa dos vetores, além do
volume.