Re: Alguém pode dar uma explicação em algumas dúvidas?

O teorema de Euler supoe que a seja relativamente primo com n.
Uma maneira que acho interessante (nao sei se eh esta que estah na Eureka)
eh a seguinte: Considere U_n = {b_1, ..., b_k} = conjunto dos naturais entre
1 e n que sao primos com n. Por definicao de phi: k=phi(n). Considere os
numeros
a*b_1, ..., a*b_k e ache os seus restos de divisao por n (chamemos esses de
r_1, ..., r_k). Afirmo que todos os r_i sao diferentes, pois se, por
exemplo, a*b_1 e a*b_2 deixassem o mesmo resto por n, eles seriam congruos
mod n, e entao n seria um divisor de a*(b_1-b_2). Mas como a eh primo com n,
isto obrigaria n a dividir b_1-b_2, ou sejam b_1 e b_2 seriam congruos mod
n. Masisto eh imposssivel, pois os restos desses por n sao eles mesmos, e
eles sao diferentes.
Nao eh dificil ver que os r_i tambem sao primos com n (um fator comum a r_i
e n seria divisor de b_i).
Mas entao os r_i sao exatamente os b_i (possivelmente em outra ordem).
Agora, o produto dos a*b_i (que eh a^k vezes o produto dos b_i)  eh congruo
do produto dos r_i. Simplificando o produto dos r_i (que eh o mesmo dos
b_i), chega-se a: a^k congruo de 1 c.q.d.
Veja se os detalhes estao OK.
JP